Destaques do livro Pesquisa de Marketing – I – Apresentação do Rodney Nascimento

Com o acesso proporcionado pela editora às primeiras páginas do livro Pesquisa de Marketing: guia para a prática de Pesquisa de Mercado (http://issuu.com/cengagebrasil/docs/9788522112081), é possível sentir o tom que eu e a Aurora demos à exposição dos assuntos no livro.

E também conferir a apresentação do livro, escrita pelo nosso amigo, o professor doutor Rodney Nascimento, da Faculdade Casper Libero, onde, além de outras atividades ligadas à graduação e pós graduação, é coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.

Nela, além de garantir seu lugarzinho no céu ao nos chamar carinhosamente de “meninas”, o Rodney destaca alguns aspectos importantes, dos quais selecionei dois que gostaria de apontar aqui:

  • o fato de, em nossa trajetória profissional de várias décadas, termos acompanhado muitos sucessos e insucessos de marcas e produtos;
  • o trabalho que está sendo feito na Casper Líbero na área de Etnografia aplicada ao Marketing, com o evento “Encontro de Pesquisa Etnográfica”, que tem sido feito anualmente e já está, em 2012, em sua quarta edição.

Gostei muito da forma como o Rodeny se refere aos “casos de mercado … sejam eles de sucesso ou não”.

É comum as empresas e profissionais se lembrarem e comentarem apenas os casos de marcas e produtos de sucesso.

E, particularmente, gostamos de recordar como a pesquisa de mercado contribuiu para a consolidação de determinados produtos ou marcas hoje bem sucedidos. Praticamente são esquecidos aqueles em que a pesquisa detectou necessidades de transformações radicais para que pudessem sobreviver a momentos difíceis e a ataques da concorrência.

Ao falar dos insucessos, Rodney lembra que muitas vezes em Marketing aprendemos com os erros das nossas marcas e dos concorrentes, tal como ocorre na vida da gente. E que muitas vezes é do estudo dos insucessos que surgem estratégias que fazem com que, reposicionando marcas e produtos, haja um futuro desempenho positivo.

Isso remete ao segundo tema relevante que selecionamos da apresentação do Rodney: a aplicação da Etnografia ao Marketing. Em inúmeros casos, a aplicação de técnicas de observação etnográfica, verificando como o consumo acontece, no local e momento reais, permite ao fabricante observar como seu produto está sendo usado no dia a dia dos consumidores e, com isso, corrigir instruções de uso e a comunicação do produto.

Frequentemente o uso efetivo do produto pelos consumidores ocorre de um modo que poderia ser classificado como “errôneo” segundo os planos traçados na concepção do conceito e do produto – e se isso for ignorado pelo fabricante, as chances de haver problemas são grandes!

A iniciativa dos professores da Casper Líbero de colocar os alunos em contato com as técnicas herdadas da Etnografia realmente pode fazer a diferença na sua formação: além de representar uma tendência importante em termos das modernas técnicas qualitativas de pesquisa, é muito enriquecedor o contato com o consumidor, no momento em que o consumo e uso dos produtos e marcas ocorre.

Da nossa parte, estamos muito satisfeitas em participar como palestrantes no “Encontro de Pesquisa Etnográfica” onde, ao lado de Raquel Siqueira, eu e a Aurora falamos de nossa experiência nessa área e sobre as contribuições ao marekting e ao conhecimento do ser humano de forma geral, possibilitadas pelo uso de técnicas de observação etnográfica.

Publicado em 12/06/2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: