Blog DMTO é notícia no PMKT News da ABEP

Fui procurada pelo pessoal do PMKT News da ABEP para conversar sobre os motivos que me levaram a criar esse blog e como tem sido a experiência.

A entrevista encontra-se transcrita abaixo, e pode ser acessada em http://www.abep.org/novo/Content.aspx?ContentID=745

Blogs de Pesquisa de Mercado como o PMKT Blog, da ABEP – e DMTO Pesquisa Qualitativa, de Diva Maria Tammaro de Oliveira, convidam profissionais da área a postarem suas opiniões. O PMKT News conversou com Diva para conhecer o objetivo desse trabalho.

PMKT News: Você criou um blog específico para a pesquisa qualitativa. Qual o maior objetivo desse blog?

Diva: O blog, especializado em pesquisa qualitativa, foi criado a partir de algumas necessidades que tenho sentido nos últimos tempos: organizar os aprendizados que venho recolhendo durante os anos de prática de pesquisa; compartilhar com colegas e alunos as novidades da área qualitativa de uma forma crítica (há muito tempo a quali não passava por inovações e crescentes possibilidades); ter um espaço para manifestar e desenvolver aspectos mais teóricos da pesquisa; além de ser uma forma de divulgar meu trabalho atual, focado no ensino, treinamento, supervisão e consultoria.

PMKT News: Quando o blog foi criado?

Diva: O blog é recente e esteve em planejamento desde o final do ano passado, mas foi concretizado e colocado no ar há apenas um mês. 

PMKT News: Como você pretende difundi-lo?

Diva: Minha ideia é difundi-lo no meio de pesquisa através das redes sociais, das entidades que congregam os colegas pesquisadores de mercado e da ABEP. Pretendo usá-lo como complemento e apoio nas minhas aulas e, assim, a divulgação será feita naturalmente entre os alunos, de forma interativa. 

PMKT News: Qual público que você deseja atingir?

Diva: O blog está em desenvolvimento e essa ideia de construção constante é inerente ao próprio conceito do espaço que estou criando. Acredito que a definição do público seja um processo em andamento. Gostaria que o blog fosse útil para os colegas, para meus alunos, para o público universitário, alunos dos cursos de especialização em pesquisa e de outros cursos de curta duração, que ministro. 

PMKT News: Que tipo de materiais e informações você pretende divulgar?

Diva: Informações relevantes para pesquisa, de forma geral, como artigos técnicos interessantes, considerações sobre novas metodologias, oportunidades em congressos ou conferências internacionais e noticias sobre as pessoas. Pretendo ainda divulgar resumos sobre alguns dos assuntos discutidos atualmente, como a pesquisa qualitativa e as perspectivas online; uso das informações coletadas nas redes sociais; novas ferramentas; como fica a ética e privacidade etc. 

PMKT News: Com que frequência você pretende movimentar o blog?

Diva: Imagino que a cada dois dias haja novidades no blog. 

PMKT News: Que troca você almeja obter?

Diva: No momento assistimos a um excesso de informações. Não conseguimos acompanhar tudo que se veicula a respeito dos assuntos que nos interessam. Espero ter um grupo de pessoas que alimentem o blog com ideias interessantes e relevantes na área de qualitativa.

PMKT News: Como está a movimentação do blog?

Diva: Ainda estou muito no inicio, mas estou satisfeita com a movimentação, Fiquei até surpresa com o interesse que essa iniciativa tem despertado. 

PMKT News: Haverá uma interação no blog com alunos universitários?

Diva: Essa ë uma das ideias centrais do blog. Como isso vai acontecer, assim como a interação com os colegas, como a possibilidade de inserção no blog de posts de outras pessoas, ainda está em estudo.

Publicado em 04/04/2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Ola Diva. Bacana a iniciativa. Espero que tenha sucesso.
    Eu tenho um blog desde 2005 a na semana passada resolvi criar um espaço para temas relativos à Inteligência de Mercado (que inclui pesquisa de um modo geral) no Facebook, usando a ferramenta de “grupo”. Não considero que seja “meu grupo”. Apenas abri o espaço e espero que as pessoas aproveitem para “centralizar” suas postagens relativas ao tema alí, compartilhando com todos os interessados.
    Na Europa esse tipo de atividade é acolhida pelo LinkedIn. Aqui no Brasil o LinkedIn funciona mais como uma “agenda” e, eventualmente, para recrutamento de profissionais. Grupos criados no LinkedIn não costumam ter sucesso.
    Esse grupo que criei no Facebook superou a marca de 1000 membros em 4 dias e já acolheu varias postagens interessantes.
    Estou te contando isso porque imagino que, considerando seu objetivo, levar o seu blog para o facebook no formato de grupo seja uma boa idéia.
    Saudações,

    FF

  2. Oi Flavio, obtigada pelas suas dicas.
    Conheço o grupo do Facebook, inclusive fui incluida como membro e estou acompanhando as atividades, estão bem interessantes – e postei aqui um comentário sobre um link que um outro membro do grupo indicou.
    Gostaria de conversar com voce sobre o que voce mencionou, por favor me mande um e mail para dive.mto@terra.com.br que eu retorno.
    Ah, dei uma olhada no seu blog e acrescentei nos meus favoritos!
    Diva

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: