DIY – Do it yourself

Essa sigla – DIY – (Do it yourself – Faça voce mesmo) tem sido cada vez mais constante na literatura internacional a respeito de pesquisa. Bastante associada à pesquisa online, não diz respeito somente a coleta de informação remota, mas a todo tipo de pesquisa.

DIY designa pesquisas feitas diretamente pelos interessados na informação, ou seja, pelos clientes das empresas ou organizações sociais, sem mediação ou assistência de empresas de pesquisa.

Já faz um bom tempo que nos acostumamos com a presença de enquetes online, construidas, aplicadas e codificadas/processadas através de ferramentas gratuitas (como o popular www.surveymonkey.com). Já tem se discutido bastante a respeito da validade desse tipo de enquete, de sua adequação enquanto pesquisa  e o assunto é polêmico.

Mas agora se fala bastante disso também na área qualitativa: além de alguns clientes organizarem eles mesmos visitas etnográficas nas residências ou acompanhamento de compras, por exemplo, isso agora se estende ao universo online. Com a popularização das ferramentas de coleta de informações qualitativas online, muitos clientes tem criado forum e blogs para ouvir seu consumidor.

No monitoramento das midias sociais tem sido muito frequente os clientes criarem mecanismos próprios de acompanhamento do que é falado sobre sua marca, produto ou categoria – além de preocupações mais abrangentes, como hábitos e crenças dos consumidores.

A pergunta que não quer calar é: no que isso afeta o negócio de pesquisa e o nosso papel enquanto pesquisadores? O artigo “Stop Calling It ‘DIY Research'”, escrito por Dana Stangley, trata disso de forma interessante e pode ser acessado em http://researchaccess.com/2011/12/stop-calling-it-diy-research/. Ele defende que não devemos temer esse tipo de iniciativa …

Muito inspiradora também é a discussão que se segue, com posts de muitos pesquisadores renomados.

Publicado em 26/03/2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: